Projeto do site
INTRODUÇÃO
O site pedagógico é uma ferramenta cuja a temática será o ensino lúdico na Educação Física escolar, com disponibilização de material de estudo, conteúdos e propostas ao docente. A intenção do site é promover a autoaprendizagem e direcionar o professor a refletir e buscar novas ferramentas de ensino para diversificar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental I.
A Educação Física é a principal disciplina que trabalha o movimento humano, portanto, é relevante que as aulas contribuam para a formação integral do educando, visando a aprendizagem, o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, físicas e sociais do sujeito, e promovendo um ensino que explore as possibilidades de aprendizagem humana em uma perspectiva lúdica, inclusiva, autônoma, democrática, artística e cultural.
Neste contexto, este projeto visa contribuir para a prática pedagógica e a autoaprendizagem docente, a partir de propostas inovadoras e diversificadas, possibilitando um ensino lúdico na Educação Física escolar, em que o leitor poderá conhecer outras ferramentas e vertentes de trabalho. Assim, o profissional poderá refletir e conhecer novas vivências e experiências que auxiliarão em sua prática diária.
TEMA PROBLEMA
Como o docente pode propor ações arte educativas na disciplina de Educação Física?
O ensino da Educação Física escolar por muitas vezes assume características tecnicistas, competitivas, tradicionalistas e esportivizadas, deixando de explorar outras possibilidades de aprendizagem. Assim, o ensino torna-se engessado e não contribui integralmente para a formação do sujeito.
A Ludicidade é uma forma de trabalhar resgatando princípios inerentes à vida humana, como a brincadeira, o jogo, o brinquedo e os símbolos. Deste modo, o sujeito aprende de forma livre e prazerosa, pois permite que ele se sinta à vontade para se expressar, comunicar e se movimentar. Posto que o trabalho em uma perspectiva lúdica é uma alternativa para que o ensino da Educação Física não se limite a um ensino padronizado e tecnicista, mas que seja uma disciplina que permita ao educando explorar e conhecer novos saberes.
Desta maneira, o site pedagógico auxiliará para que o docente busque o aprendizado de novas estratégias e ferramentas para as aulas, fazendo com que o ensino explore as diversas possibilidades corporais, artísticas, cognitivas e afetivas dos educandos nas aulas.
OBJETIVO GERAL
Apresentar novas possibilidades de ensino nas aulas de Educação Física, assumindo uma perspectiva lúdica como ferramenta para a ampliação do conhecimento docente.
ESPECÍFICOS
Propor ações arte educativas que podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I;
Identificar as possibilidades de aprendizagens corporais, artísticas e expressivas para o desenvolvimento infantil;
Incentivar a utilização de estratégias e ferramentas lúdicas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I, disponibilizando material para a autoaprendizagem docente.
JUSTIFICATIVA
A construção desta proposta de trabalho, por meio de um site pedagógico, justifica-se por observar que as aulas de Educação Física muitas vezes assumem um caráter esportivizado, atlético e excludente, tornando-se uma disciplina desvalorizada no âmbito escolar por não demonstrar uma aprendizagem eficaz e significativa para a lida dos educandos, pois muitos praticam-na meramente para alcançar nota e não porque realmente acreditam em sua relevância educacional.
O interesse desta proposta justifica-se também por acreditar que o docente, como mediador do conhecimento, deva buscar novos caminhos para legitimar a relevância da Educação Física na escola e para que os educandos compreendam a funcionalidade da disciplina para o desenvolvimento do ser humano, por meio de um ambiente educativo, amplo, libertador e autônomo para a aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A escola é uma instituição influente na vida do ser humano, é onde os educandos podem desenvolver em todas as suas capacidades. Nesse contexto, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, os professores se tornam parte importante na construção e formação dos alunos, por isso as aulas devem contribuir para uma formação integral.
Desta maneira, o lúdico pode ser um facilitador no desenvolvimento das crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física, uma vez que possibilita um ensino espontâneo e livre ao educando, a partir da brincadeira, do simbolismo, da música, da dança e do faz-de-conta. Assim,
A utilização do lúdico na escola é um recurso muito rico para a busca da valorização das relações, onde as atividades lúdicas possibilitam a aquisição de valores já esquecidos, o desenvolvimento cultural, e, com certeza, a assimilação de novos conhecimentos, desenvolvendo, assim, a sociabilidade e a criatividade (SANTOS, 2010, p.15).
Nesses termos, alguns autores como Freire (1997; 2003); Kishimoto (1996); Sayão (1996); Negrine (1994), defendem a importância do incentivo ao simbolismo, à criatividade e à liberdade na infância e na adolescência. Sendo estes aspectos importantes no desenvolvimento, no ensino e na aprendizagem dos alunos. Assim, é relevante que crianças e adolescentes sejam incentivados e estimulados nestas fases, pois a criança em sua formação aprende com facilidade por meio de desenhos, montagens, jogos, brincadeiras, músicas, entre outros. Desta maneira, o trabalho em uma perspectiva lúdica tende a proporcionar este ambiente interativo e enriquecedor para o desenvolvimento humano.
Neste contexto, é relevante que nas aulas de Educação Física os educandos possam experimentar as possibilidades de expressão corporal e movimentação, a partir da ludicidade, conhecendo os limites e avanços do seu corpo, sendo uma vivência satisfatória e rica para a formação do sujeito, pois o lúdico se constitui como um auxílio para que o educando perceba que o ambiente de aprendizagem é prazeroso e se sinta à vontade para expressar-se e para aprender novos conhecimentos.
O trabalho de Educação Física (...) é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções (PCN, 1998, p.15).
De acordo com Kishimoto (1993), atualmente a escola tem perdido seu caráter lúdico durante o ensino, principalmente nas aulas de Educação Física, pois tem sido influenciada pelo caráter técnico em que se valoriza a competição, consequentemente, os alunos que possuem maiores habilidades corporais acabam sendo privilegiados, fazendo com que muitos alunos sejam excluídos das aulas. Por isso, é relevante que as aulas objetivem a inclusão e a integração dos alunos, permitindo que todos se sintam livres para participar e socializar com os demais.
Desta maneira, a construção do site pedagógico possibilitará este ambiente de apoio ao docente, sendo um auxílio na constituição de novas experiências educativas, também contribuirá no planejamento e na ressignificação da prática, proporcionando o conhecimento de novas estratégias e ferramentas educativas, promovendo a reflexão sobre a prática pedagógica e do ensino da Educação Física escolar.
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O site pedagógico será construído a partir da pesquisa bibliográfica, buscando na literatura conteúdos que contribuam para o planejamento e trabalho acerca da temática apresentada, disponibilizando materiais que contribuirão para a ressignificação da prática docente. O site também será fomentado por meio de material de apoio, de sites pedagógicos, charges entre outras ferramentas pedagógicas que irão contribuir para o enriquecimento do aprendiz.
Neste sentido, o site pedagógico consiste em uma ferramenta de auxílio, que visa compartilhar referências e propostas para que haja melhorias na qualidade educacional da Educação Física, proporcionando conteúdos e experiências que contemplam a temática de um ensino lúdico, visto que com esta ferramenta o docente poderá conhecer, refletir, aprender e compreender a funcionalidade da ludicidade na educação básica.
A abordagem será por meio da pesquisa qualitativa que, segundo Moresi (2003), prioriza a subjetividade do sujeito e do objeto de estudo, a interpretação dos seus significados e fenômenos, considerando que há uma ligação entre a realidade e o ambiente. A investigação qualitativa não utiliza técnicas estatísticas para a análise, pois avalia a qualidade do estudo, acreditando que este não pode ser avaliado por números, mas pela análise e reflexão sobre o objeto. Para atestar e avaliar a funcionalidade do site, serão disponibilizados fóruns e comentários em espaços abaixo dos conteúdos a fim de que os docentes possam dialogar e expor sua opinião sobre a experiência no acesso ao site.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. MEC, 1998.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro-Teoria e prática da Educação Física. São Paulo : Scipione, 1997.
______; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Editora Scipione, 2003.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brincadeira e a educação física na pré-esola. Motrivivência, ano VII, nº8. Florianópolis: 1996.
MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Programa de pós-graduação stricto sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Brasília: Universidade Católica de Brasília-UCB, 2003.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem & Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: PRODIL, 1994.
SANTOS, Simone Cardoso dos. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Santa Maria-RS, 2010.
SAYÃO, Debora Thomé. Educação Física na Pré-Escola: da especialização disciplinar à possibilidade de trabalho pedagógico integrado. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação Florianópolis: 1996.
REFERÊNCIAS DE SITES EDUCATIVOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://cantinholudicoei.blogspot.com/