Projeto de um site pedagógico
- EnsinarLudiciando
- 7 de nov. de 2018
- 8 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2018
INTRODUÇÃO
O site pedagógico é uma ferramenta de auxílio ao docente que terá como temática o ensino lúdico na Educação Física escolar, disponibilizando material de estudo e apoio ao professor, conteúdos e propostas sobre a temática. A intenção do site é promover a autoaprendizagem e direcionar o professor a refletir sobre a educação integral, incentivando-o a buscar novas ferramentas de ensino para diversificar os conteúdos trabalhados na educação básica.
A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como um meio de aprendizagem, devido ao fácil acesso e a evolução digital que já tem ultrapassado as barreiras dos muros das escolas. Esta possui um vasto campo de ferramentas e elementos, que auxiliam o internauta a ampliar seu conhecimento a partir de jogos eletrônicos, vídeos, imagens, redes sociais e diversos sites que nos mantem atualizados constantemente quando as novas tendências e possibilidades sobre diversas temáticas.
A partir disso, acreditasse que a tecnologia seja uma alternativa para o aperfeiçoamento do profissional, sendo um meio para que haja uma formação continuada, buscando melhoras na educação, progredindo para que a mesma avance e saia do ensino tradicionalista e robotizado.
Compreendendo que a Educação Física, é uma disciplina responsável em ensinar por meio da cultura corporal e do movimento humano, sendo esses aspectos importantes para a aprendizagem dos sujeitos na escola e em sua maturação humana. Desta maneira a prática pedagógica dos professores é extremamente relevante na construção e na formação humana dos alunos. Sendo assim, o docente deve trabalhar objetivando que esse processo seja satisfatório e qualitativo para os educandos, trabalhando com conteúdo e metodologias adequadas para as faixas etárias e fase de desenvolvimentos dos mesmos.
Este projeto visa contribuir para a prática pedagógica e autoaprendizagem a partir de propostas inovadoras e diversificadas, possibilitando um ensino lúdico com diferentes possibilidades na Educação Física escolar, em que o leitor poderá conhecer outras vertentes de trabalho com uma perspectiva inclusiva, lúdica, interdisciplinar, artística e cultural. A partir disso o profissional poderá refletir sobre sua prática e permitir-se conhecer novas vivências e experiências, podendo coloca-las em prática.
TEMA PROBLEMA
O ensino da Educação Física escolar por muitas vezes assume características tecnicistas, competitivas, tradicionalistas e esportivizadas, sendo uma disciplina em que os alunos aprendem na base da regra e das imposições do docente que cobra a execução correta de movimentos e a padronização do mesmo, devido a esses elementos o ensino torna-se engessado, rígido e dificultando aprendizagem dos educandos, pois nega-se a possibilidade do ensino espontâneo e a aprendizagem de outros conteúdos que podem ser trabalhados na área.
Neste modelo de ensino, o educando não tem a possibilidade de expressão espontânea e libertadora, pois o professor ensina as regras e os educandos reproduzem a aprendizagem, em muitas situações os alunos que não conseguem aprender o ensino dos jogos esportivos sentem-se excluídos e tendem a se afastar, criando um bloqueio na aprendizagem.
Desta maneira, para que o ensino da Educação Física seja integral, espontâneo, inclusivo, autônomo e diversificado, é relevante que o docente busque o aprendizado de novas estratégias e ferramentas para as aulas, fazendo com que o ensino não se limite apenas a aprendizagem de jogos esportivos e regras técnicas, mas que seja explorado as diversas possibilidades corporais, cognitivas e afetivas do sujeito.
Neste sentido, para que o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física assumam características espontâneas e diversificadas, é necessário que as aulas sejam em uma perspectiva lúdica, em que o sujeito aprenderá de forma prazerosa e natural, pois se sentirá à vontade para expressar-se, comunicar-se e movimentar-se.
Neste contexto, o site pedagógico tende a contribuir para a reflexão do docente quanto a forma de ensino aplicada e trabalhada nas aulas de Educação Física, possibilitando a aprendizagem de novas estratégias tecnológicas, educativas e lúdicas a partir das experiências e conteúdos postados.
TÍTULO
Ensinar Ludiciando
OBJETIVO
GERAL
Apresentar novas possibilidades de ensino nas aulas de educação física, assumindo uma perspectiva lúdica como ferramenta para a ampliação do conhecimento docente.
ESPECÍFICOS
· Explorar a diversidade de conteúdos que podem ser trabalhados nas aulas de Educação Física;
· Identificar as possibilidades de aprendizagem corporal, artísticas e expressivas;
· Incentivar a utilização de estratégias e ferramentas lúdicas na educação básica.
JUSTIFICATIVA
A construção desta proposta de trabalho, através de um site pedagógico justifica-se por notar que as aulas de Educação Física muitas vezes assumem um caráter esportivizado, atlético e excludente, tornando-se uma disciplina desvalorizada no âmbito escolar por não demonstrar uma aprendizagem eficaz e significativa para a lida dos educandos, pois muitos só praticam para alcançar nota e não por que realmente acreditam em sua relevância educacional.
O interesse desta proposta, justifica-se também por acreditar que o docente como mediador do conhecimento deva buscar novos caminhos para legitimar a relevância da Educação Física na escola e para que os educandos compreendam a funcionalidade da aprendizagem da mesma para o ser humano, promovendo um ambiente educativo, amplo, libertador e autônomo para aprendizagem.
Neste contexto, visando um ensino corporal diversificado e inovador, propõe-se o trabalho lúdico objetivando ensinar o sujeito de forma livre e espontânea, através do brincar, do faz-de-conta, do simbolismo, da produção artística, do jogar, da expressão corporal e da criatividade.
Considerando que o objeto de estudo da Educação Física é o movimento humano, faz-se necessário que o educando explore juntamente com o professore as diversas possibilidades de desenvolvimento e expressão do mesmo, desta maneira, é importante que o trabalho nesta área não seja somente condicionado a regras, mas que o sujeito possa descobrir na prática, as possibilidades do seu corpo. Envolvendo assim a arte, a cultura, a música, a tecnologia entre outros elementos relevantes aprendizagem do aluno.
O site pedagógico será uma ferramenta de apoio que apresentará algumas estratégias e propostas de trabalho com a ludicidade nas aulas de Educação Física. Assim, utilizaremos da tecnologia para estabelecer um diálogo com professores de diferentes lugares, aproveitando da facilidade de acesso que a internet nos proporciona.
Desta maneira, o professor poderá conhecer materiais de apoio, vivências e experiências lúdicas realizadas na educação básica, compreendendo que assim, o mesmo poderá refletir e reconstruir sua prática pedagógica, sendo um apoio para seu crescimento como profissional e em seu descobrimento de novas propostas de trabalho.
Destarte, a construção deste site justifica-se pela necessidade de mudanças no ensino e pela busca constante de inovações do mesmo, considerando que os educandos e os professores precisam de um ambiente enriquecedor, espontâneo e educativo, assim o site pedagógico será uma ferramenta que possibilitará a reflexão, a ressignificação da ação pedagógica e o trabalho na perspectiva lúdica.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A escola é uma instituição influente na vida do ser humano, é onde os educandos se desenvolvem como sujeitos sociais, críticos, artísticos, corporais, culturais e históricos. Neste contexto, ao decorrer do processo de ensino-aprendizagem os professores se tornam parte importante na construção e formação dos alunos, por isso as aulas devem contemplar os mesmos em seus aspectos motores, psicológicos, sociais e afetivos. Logo, o professor deve pensar/planejar os seus conteúdos de forma que promovam esses objetivos.
Desta maneira, o lúdico pode ser um facilitador no desenvolvimento das crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física, uma vez que o mesmo possibilita um ensino espontâneo e livre ao educando. Assim,
O trabalho de Educação Física (...) é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções (PCN, 1998, p.15).
Neste contexto, é relevante que nas aulas de Educação Física os educandos possam experimentar as possibilidades de expressão corporal e movimentação, conhecendo os limites e avanços do seu corpo, compreendendo suas possibilidades integralmente.
Assim, para que esta vivência seja satisfatória, espontânea e sem pressão para o sujeito, o lúdico entra como um auxílio para que o educando sinta que o ambiente de aprendizagem é prazeroso e para que o mesmo fique à vontade para expressar-se e para aprender. considerando que o lúdico faz parte da cultura da criança e que o mesmo é inerente ao ser humano desde o seu nascimento, é fundamental que este seja um componente da prática pedagógica, sendo assim uma forma de não negarmos a cultura infantil, proporcionando uma aprendizagem através de brincadeiras, jogos, expressões e linguagens.
De acordo com Kishimoto (1993) a escola atualmente tem perdido seu caráter lúdico durante o ensino e principalmente nas aulas de Educação Física, pois tem sido influenciada pelo caráter técnico em que se valoriza a competição e os alunos que possuem maiores habilidades corporais acabam sendo privilegiados, fazendo assim com que muitos alunos sejam excluídos das aulas. Neste sentido, a prática pedagógica se torna inútil, pois aulas com esta perspectiva desmotivam os alunos e fazem com que os mesmos se afastem das práticas corporais de um modo geral.
Neste sentido, é necessário que os professores revejam seu planejamento e encontre estratégias que beneficiem todos os alunos durante as aulas, por exemplo, o aluno que possui dificuldade de aprendizagem, o aluno que demora em compreender os conteúdos, entre outras situações presentes no âmbito escolar. Assim, é preciso considerar as divergências presentes neste ambiente e preparar aulas que considerem estes aspectos individuais de cada aluno, considerando também que não se deve priorizar o ensino de um ou de outro, mas de toda a turma.
O docente deve estar em constante aprendizagem, buscando uma formação continuada e que acrescente em sua prática pedagógica, tendo materiais de estudo e ferramentas que proporcionem esta aprendizagem.
Pensando nisso, a construção do site pedagógico possibilita este ambiente de apoio ao docente, sendo um auxílio na construção de novas experiências educativas, também poderá contribuir em seu planejamento, proporcionando o conhecimento de novas estratégias e ferramentas educativas, também promovendo a reflexão sobre a prática pedagógica e do ensino da Educação Física escolar.
O site será uma ferramenta que o profissional poderá comunicar-se com outros professores e poderá expor suas estratégias de ensino, podendo também vivencias e experimentar as propostas dispostas no site com os seus educandos. Assim, o site possibilitará um ambiente de diálogo e autoaprendizagem do docente.
Nesta perspectiva, o site pedagógico será pautado em um ensino diferenciado, libertador e prazeroso, que vise a inclusão e o respeito as individualidades e a criticidade, assim, o educando aprenderá de forma autônoma, crítica e social.
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O site pedagógico será construído a partir da pesquisa bibliográfica, buscando na literatura conteúdos que contribuem para o planejamento e trabalho com a temática apresentada, também através da busca de sites, charges entre outras ferramentas pedagógicas que irão contribuir para o enriquecimento do aprendiz.
Serão disponibilizados materiais que irão contribuir para a reflexão do docente e que auxiliarão na ressignificação da prática pedagógica, sendo um ambiente para o dialogo e compartilhamento de propostas e sugestões de aprendizagem, sendo um suporte para suas aulas e planejamentos.
Neste sentido, o site pedagógico vem como um material de apoio que visa compartilhar referências e propostas para que hajam melhorias na qualidade educacional da Educação Física, proporcionando conteúdos e experiências que vem de encontro com a temática de um ensino lúdico, nesta ferramenta, o docente poderá conhecer, aprender e compreender a funcionalidade da ludicidade na educação básica.
Assim, poderemos refletir sobre os assuntos trabalhados antes de planejar as experiências e vivências que serão realizadas. No site, serão postados conteúdos, experiências, vivências, indicações de cursos e materiais que irão contribuir para a autoaprendizagem do professor.
Desta maneira, o trabalho terá como foco principal o leitor, assim, o espaço será flexível e de fácil acesso, objetivando facilitar a compreensão dos internautas e promovendo a autoaprendizagem, através das postagens realizadas.
Para atestar a funcionalidade do site e se realmente tem gerado a autoaprendizagem serão dispostos fóruns e comentários em baixo dos conteúdos para que os docentes possam dialogar e expor sua opinião sobre a experiência no acesso ao site.
A abordagem será através da pesquisa qualitativa, que segundo Moresi (2003) prioriza a subjetividade do sujeito e do objeto de estudo, a interpretação dos seus significados e fenômenos, considerando que há uma ligação entre a realidade e o ambiente, esta não utiliza de técnicas estatísticas para a análise, pois avalia a qualidade do estudo, acreditando que este não pode ser avaliado por números, mas através da análise e reflexão do mesmo.
Desta maneira, buscamos valorizar o sujeito como ser social, compreendendo-o em sua integralidade física, social e cultural, respeitando as individualidades do mesmo, permitindo as propostas tenha essas concepções bem definidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. MEC, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1993.
MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Programa de pós-graduação stricto sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Brasília: Universidade Católica de Brasília-UCB, 2003.
REFERÊNCIAS DE SITES EDUCATIVOS
http://brinqueeaprenda.blogspot.com
Comentários